Blog

As 10 melhores dicas para conquistar patrocínios esportivos

Fernando Scheffer para Mormaii
Fernando Scheffer para Mormaii – Foto: Felippe Luque

O patrocínio possui papel fundamental na carreira do atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. Os materiais para treinos, suplementos, profissionais e tudo que o atleta precisa para performar bem, pesam no bolso mensalmente.

Logo, há de se convir que não ter toda e estrutura necessária para o dia a dia no alto rendimento não está ao alcance de todos, e em alguns casos ainda a necessidade de ter recursos para disputar os campeonatos ou mesmo fazer viagens para adquirir experiência.

É nessas horas que o apoio de um patrocinador é fundamental para a carreira de um atleta.

Descubra as estratégias essenciais para garantir patrocínios esportivos com nossas 10 melhores dicas. Desde a construção de uma marca pessoal forte até o desenvolvimento de propostas profissionais, explore como destacar-se no mundo esportivo e atrair o apoio necessário para impulsionar sua carreira.

O maior erro cometido pelos atletas hoje é não saber distinguir a diferença entre “mimo”, apoio, parceria e patrocínio, aceitando anunciar um parceiro como patrocinador e até mesmo um “mimo” como um patrocínio.

Isso pode gerar uma grande procura pelo atleta, só que de propostas que acabam gerando apenas grandes demandas de contrapartidas e pouco retorno sobre o que se precisa.

Viviane Jungblut - Foto: Speedo Multisport
Viviane Jungblut – Foto: Speedo Multisport

Depois de entender a diferença entre “mimo”, apoio, parceria e patrocínio, é essencial que você saiba o quanto você vale, já que sua precificação é o que estabelecerá o balanço entre investimento a ser feito pelo patrocinador x contrapartidas que serão oferecidas por você.

Entregar R$1.000,00 para quem fornece algo que tem valor de mercado de R$200,00, por exemplo, é o maior erro cometido por atletas atualmente.

Isso sem falar nos “patrocínios” que são baseados em porcentagem de vendas feitas através de anúncio de cupom de descontos.

Construir uma marca pessoal forte é essencial para se destacar em um mundo cada vez mais competitivo e essa construção passa por saber seus valores e objetivos, a criação de uma identidade visual consistente, ter uma boa rede de contatos…

Construir uma marca pessoal sólida é um processo contínuo que requer tempo, esforço e consistência. 

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem os possíveis patrocinadores direcionam as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

As informações sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes do seu público-alvo definirão se você é uma pessoa que atende as necessidades das ações de marketing programadas pelas empresas.

Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de você entender melhor os seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, tornando-se mais atrativo para potenciais patrocinadores.

No mundo digital de hoje, é essencial ter uma presença online forte para construir sua marca pessoal.

Crie e mantenha perfis em plataformas relevantes para sua área de atuação, como LinkedIn, Instagram, YouTube, entre outras.

Publique regularmente conteúdos relevantes e de qualidade que demonstrem seu conhecimento e expertise. Interaja com seu público, respondendo comentários e mensagens.

Isso ajudará a construir sua reputação online e aumentar sua visibilidade.

Porém, cabe salientar, não esqueça de comunicar-se de forma genuína e transparente, mostrando quem você realmente é.

Evite tentar ser alguém que você não é apenas para agradar os outros. Em vez disso, seja verdadeiro consigo mesmo e com seu público-alvo. Isso ajudará a atrair pessoas que se identificam com você e suas ideias, construindo relacionamentos duradouros e significativos.

André Linhares Pereira para Poker esportes
André Pereira para Poker esportes – Foto: Arquivo pessoal atleta

Uma apresentação clara e concisa é importante para demonstrar credibilidade ao patrocinador, que se sentirá induzido a investir em você.

A apresentação precisa conter nome do projeto, histórico resumido, formas de divulgação, cotas de patrocínio, contrapartidas e dados de contato.

A criatividade na criação do layout da sua apresentação é essencial e não deve chamar mais atenção do que as informações citadas acima.

O importante é montar slides profissionais com boa linguagem, que sejam facilmente lidos, sem erros ortográficos e de gramática; com boas chamadas, visualmente agradáveis, que seja executada de forma profissional e com boa mixagem de imagem e texto.

Entender as políticas de patrocínios das empresas também é muito importante.

Não adianta você tentar convencer uma empresa que tem como política de patrocínio apoiar apenas eventos culturais ou que apoia apenas projetos ligados a desenvolvimento de foguetes espaciais, a patrocinar sua participação no campeonato de bolinha de gude do seu bairro.

Seja um atleta realmente importante na sua modalidade.

Atleta importante é aquele que tem bons resultados e é influente (nesse caso não estamos falando de influência em redes sociais, e sim de ser alguém que é visto como um líder ou que fez/faz algo importante) no seu meio.

As empresas não patrocinam alguém por dó ou simplesmente por achar a pessoa legal, elas querem pessoas que causam impacto; que são conhecidas e respeitadas; que não trarão problemas a sua imagem; e que, principalmente, não mentem em seus históricos de atletas.

Lembre sempre que você está estabelecendo uma relação profissional e será preciso se mostrar um bom profissional em todas as interações que tiver com seu patrocinador.

Ser profissional não significa apenas ser sério e educado nas interações, afinal existirão momentos descontraídos nos quais poderá rir, contar piadas e, até mesmo, soltar alguns palavrões.

Ser profissional também abrange cumprir o acordo firmado, entregando as contrapartidas prometidas, enviando informações e sugestões constantemente para o patrocinador…

Captar patrocínio não é fácil, ainda mais nos dias de hoje com a grande concorrência existente com os influencers e com os atletas amadores (que terão um texto obre o assunto em breve por aqui).

O importante é não ficar olhando “a grama” do vizinho e evitar comparações, buscando sempre entender o que falta para você chamar a atenção de patrocinadores e fazer os ajustes na sua apresentação (apresentação = documento e oratória).

Fernando Scheffer - Foto: Felippe Luque
Fernando Scheffer – Foto: Felippe Luque

Conquistar um patrocínio esportivo é um processo que requer dedicação, estratégia e uma abordagem profissional. Seguindo essas 10 dicas, você estará no caminho certo para garantir o apoio que precisa para alcançar novos patamares em sua carreira esportiva.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com outros atletas que estão em busca de patrocínio!

Posts recentes

Fale conosco

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Foto: Unisanta Esportes

André Pereira

RSP Elite team

Clube atual: Universidade Santa Cecília – Santos/SP

Títulos e conquistas:

  • Atleta Olímpico – Jogos Olímpicos de 2016 – Rio de Janeiro/Brasil

Mídias Sociais:

: @andrelinharespereira