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Como Desenvolver Uma Proposta De Patrocínio Esportivo Eficaz

Thamy Ventorin para Mormaii
Thamy Ventorin – Foto: Felippe Luque

Conseguir patrocinadores é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente e aprender como conseguir patrocínio esportivo pode ser uma grande ajuda para o financiamento de sua carreira, equipe ou evento e um grande impulso para a construção de conexões.

Mas se conseguir esses patrocínios é um grande desafio, como você pode garantir a quantidade suficiente de patrocínios?

Vamos te contar um pouco sobre alguns detalhes importantes e mostrar que conseguir um bom patrocínio é possível.

Além do auxílio financeiro, um bom patrocínio gera aumento da visibilidade, a construção de uma imagem positiva, fidelização de público e chama a atenção de outras marcas para sua carreira, equipe ou evento.

Redes sociais com boa constância de boas publicações, um histórico de bons resultados, a ausência de atos de indisciplina e uma proposta bem montada são alguns dos diferenciais entre receber ou não o apoio desejado.

É importante conhecer as políticas de patrocínio das empresas e as informações que elas desejam receber para analisar sua proposta. Porém, existe o básico do básico a ser incluído em uma apresentação:

1. Nome do projeto, atleta ou evento.

2. Histórico resumido.

3. Público que é ou será alcançado.

4. Valor do investimento/cotas de patrocínio.

5. Formas de divulgação.

6. Contrapartidas.

7. Dados de contato.

Guilherme Basseto para Mormaii
Guilherme Basseto – Foto: Felippe Luque

Um dos maiores erros apontados por empresas atualmente são as propostas que recebem com dados inverídicos em relação a históricos das pessoas, entidades e ou eventos.

Tenham em mente que em algum momento você terá que comprovar um título que disse ter conquistado ou uma quantidade de público que participou de algum evento que promoveu e, por isso, o melhor (e correto) caminho é ser totalmente transparente e honesto (a) em sua apresentação.

Muitas pessoas ficam preocupadas apenas em preparar uma apresentação com design extremamente bonito e esquecem do básico: a facilidade de leitura.

O design precisar ser bonito sim, só que sem exageros para não desviar a atenção do conteúdo, que deve ser direto, objetivo e preciso, aliado a boas imagens que ilustrem o que está sendo contado.

Preste muita atenção na hora da revisão. Erros gramaticais podem fazer com que a pessoa que está analisando sua proposta perca o interesse imediatamente pelo conteúdo apresentado.

Dica: Depois que fizer a revisão, peça a mais uma ou duas pessoas que façam a leitura também. É uma ótima forma de minimizar erros.

Naná Almeida para Harts natural
Naná Almeida – Foto: arquivo pessoal da atleta

Mostre os motivos pelos quais o patrocinador deve investir em você, sua equipe ou entidade, elencando seu alcance, visibilidade, importância e o que será agregado pelo patrocínio aos valores e missões da empresa.

Sua proposta de patrocínio ficará mais atrativa se ela incluir depoimentos ou feedbacks de outros patrocinadores/pessoas conhecidas e respeitadas, seus principais resultados, o engajamento nas redes sociais e matérias em mídias renomadas.

Como já dissemos anterior, nunca coloque dados falsos ou errados, já que isso poderá prejudica-lo mais adiante.

No competitivo mundo atual, a maneira como apresentamos nossos projetos e o valor que eles oferecem pode determinar o sucesso para a captação eficaz de patrocínios.

A apresentação é o seu cartão de visita, o primeiro contato com potenciais patrocinadores que pode abrir portas e criar oportunidades. Uma boa apresentação deve ser concisa, persuasiva e transmitir a essência do que você oferece.

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Foto: Unisanta Esportes

André Pereira

RSP Elite team

Clube atual: Universidade Santa Cecília – Santos/SP

Títulos e conquistas:

  • Atleta Olímpico – Jogos Olímpicos de 2016 – Rio de Janeiro/Brasil

Mídias Sociais:

: @andrelinharespereira