A RSP Sports é uma empresa de consultoria e gestão esportiva, com sede na cidade de Santo André – SP, e isso qualquer pessoa consegue descobrir em uma simples pesquisa na internet.
Bora saber quem somos, o que fazemos e por que fazemos?
1 – Fundada em 2008
A RSP Sports foi fundada em julho de 2008 e inicialmente prestava serviços exclusivamente para federações esportivas, atuando como consultora em diversas áreas, cuidando da gestão administrativa e ou cuidando dos procedimentos para reestruturação administrativa dessas entidades.
2 – 2010, o ano da primeira reestruturação
Em 2010, após perceber que o ramo de federações esportivas não é um nicho com boa perspectiva de evolução, a RSP Sports “se afastou das bordas” das piscinas e teve sua primeira reestruturação, passando a atuar na área de elaboração de projetos incentivados para diversas entidades privadas e públicas, além de auxiliar algumas entidades e atletas na captação de recursos para seus projetos.
3 – 2019, a primeira aparição em uma competição após 09 anos
Atendendo um convite da Federação Aquática Paulista, nosso Coordenador de Projetos compareceu a 21ª edição do troféu que homenageia seu pai (essa é uma história para contarmos mais adiante) e ao rever diversas profissionais após alguns anos, algumas ideias são discutidas e alguns projetos interessantes começam a ser pensados.
Foi o momento que o cloro começou a nos contaminar novamente.
4 – 2020, uma nova reestruturação que nem a pandemia foi capaz de parar
2020 foi o ano mais desafiador e especial para a RSP Sports.
Estávamos auxiliando a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos na captação de patrocínios para a Seletiva Olímpica da Natação Brasileira quando o responsável pelo marketing de uma empresa perguntou “vocês não assessoram nenhum atleta?”.
Essa pergunta fez com que criássemos o RSP Elite Team e iniciássemos o projeto com a entrada da Lorrane Ferreira. Posteriormente tivemos a entrada da Manuella Lyrio, Gabriel Ogawa e Marco Junior.
Uma semana após a criação do Elite Team, a pandemia da Covid 19 explodiu. Clubes fecharam, eventos foram cancelados e a incerteza sobre o que aconteceria no mundo era enorme.
Pensamos em encerrar o projeto de assessoria dos atletas? Sim.
Encerramos? Ainda bem que insistimos e seguimos.
Meses depois foi realizada a Missão Europa e durante ela tivemos Fernando Scheffer e Vinicius Lanza entrando para o time, o que nos fez ter a certeza de que estávamos realizando algo novo, especial e importante para a natação brasileira.
Aí veio a criação do RSP Future Team, o convite para gerir os projetos de Lei de Incentivo ao Esporte da Natação Unisanta (que também merece um “capítulo” a parte)…
5 – A essência da RSP Sports
Somos uma empresa especializada em natação porque o responsável pela RSP Sports praticamente cresceu vivenciando a gestão das federações / eventos da natação e, por isso, conhece todos os problemas que atrapalham a massificação e desenvolvimento da natação.
Nosso objetivo é unir pessoas que queiram realmente melhorar o ambiente do esporte, profissionalizando tudo o que for relacionado a natação brasileira e assim criar as oportunidades e soluções necessárias para que possamos estar entre a elite da modalidade daqui alguns ciclos olímpicos.
Sim. Você leu certo. É um trabalho de longo prazo. Não existe fórmula mágica para que a natação brasileira se iguale a natação australiana, por exemplo, até Los Angeles 2028. É preciso mudar muita coisa, principalmente a mentalidade de dirigentes, treinadores e atletas para que entendam como a atual estrutura da natação brasileira é a grande vilã da nossa falta de grandes resultados internacionalmente.